Como se livrar de um app pré-instalado no Android sem fazer root

Comentarios


Acho que todos já passamos por isso: Comprar um celular Android e recebermos junto uma enchurrada de aplicativos pré instalados, a grande maioria inútil você nunca vai usar. São demos de jogos, lojas de apps, serviços online de utilidade duvidosa, apps da operadora, etc. Esses softwares são conhecidos como “bloatware”.

Sem fazer root no seu aparelho , o que te faz perder a garantia, você pode não conseguir removê-los, mas é possível fazer com que “desapareçam”, saindo do menu de aplicativos, sem consumir memória e sem enviar notificações irritantes.

No Android 4.0 ou posterior há uma forma de desabilitá-lo, de forma que você sequer irá se lembrar de que ele existiu.



Para se livrar do bloatware vá no painel "Aplicativos" da tela de "Configurações", como na imagem ao lado.

Inicialmente ele mostra uma lista com os apps que você instalou (chamada de "Descarregados"). Vá empurrando os painéis para a esquerda até chegar ao painel "Todos", que lista todos os apps do aparelho. Role a lista até encontrar o app indesejado e dê um toque sobre ele.









Será exibida a tela com informações sobre o App. No topo há o ícone, nome do app, nome no sistema, versão e dois botões: "Forçar Parada" e "Desinstalar" (no caso de apps que você baixou e instalou) ou "Desativar" (no caso de apps pré-instalados ou que são parte do sistema). O botão "Forçar parada" encerra imediatamente o app, se ele estiver rodando, mas você pode usá-lo normalmente mais tarde. É como dar Alt+F4 em um programa no Windows.


O botão "Desativar" encerra o aplicativo e seu ícone ficará oculto no menu de apps, seus serviços são encerrados e não irá gerar notificações, como se não existisse. Um app desativado vai para o fim da lista "Todos", e é indicado com a palavra "Desativado" à direita. Se posteriormente você achar que o app pode ser útil, pode trazê-lo de volta clicando no botão "Ativar" nesta mesma tela.


O método não é perfeito. Apesar de inativo, o app continua instalado e ocupando espaço na memória interna do aparelho. Para arrancar o mal pela raiz remover de vez um app pré-instalado, é necessário fazer root no aparelho, um procedimento que pode ser arriscado, e pode fazer você perder a garantia.

Observação importante:


A lista "Todos" mostra todos os apps no aparelho, e muitos deles tem nomes estranhos como com.android.provision. São aplicativos e serviços do Sistema Operacional. Pense dez vezes antes de desabilitá-los, pois podem ser componentes vitais do sistema, e sua remoção pode gerar problemas sérios, e até inutilizar seu aparelho.

Meu conselho? Se você não sabe o que é, não mexa!

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.